sábado, 21 de maio de 2011

O ALUNO PERFEITO

Inteligência: Aqui começamos nosso primeiro mito, afinal dizem que  "apenas quem é inteligente consegue aprender ". Bobagem... A inteligência nada mais é que uma qualidade que é influenciada diretamente por uma série de fatores tais como capacidade de abstração, compreensão, discernimento e até mesmo elementos genéticos.  Grosso modo, avalia-se a inteligência do indivíduo através da sua capacidade de lidar com os problemas e com as respostas a estes mesmos problemas.
Vamos imaginar então nosso "aluno perfeito" com uma inteligência impecável, mas um indivíduo que desconheça completamente os processos e regras de um desafio, por exemplo, um jogo de xadrez. Será que nosso aluno conseguiria ganhar (ou mesmo jogar) uma partida sem nem mesmo ter visto esse jogo na vida? Naturalmente não. Assim , concluimos que apesar da inteligência ser muito importante, ela não é garantia de sucesso. Ao nosso aluno faltou algo importantíssimo, tão essencial quanto a própria inteligência: o conhecimento.

Conhecimento: Um conceito bem definido através de uma expressão simples: "bagagem cultural". Quanto mais você lê, escreve, aprende e interage com o mundo, maior se torna o conhecimento adquirido. E como maximizar esse conhecimento? Naturalmente, aumentando as formas de interação com os mecanismos de aprendizado. Especificamente, no caso dos vestibulandos, é verdade que muitos se limitam a assistir às aulas sem fazer nenhuma leitura ou exercícios posteriores. Isso é totalmente errado!!! Após uma aula (processo extremamente dinâmico)  muitas vezes ficamos com a agradável (e falsa) idéia de que todo o conceito foi assimilado e que estamos dominando o assunto (cuidado, aprender nâo é a mesma coisa que fixar!). Na semana seguinte, a maior parte do aprendizado foi "pelo ralo abaixo" e aquela "matéria babinha" se torna uma verdadeira "pedra no sapato". Como evitar isso e assegurar uma assimilação de qualidade?
  • Siga a máxima: "Aula dada, aula estudada, preferencialmente no mesmo dia ou (na pior das hipóteses) no dia seguinte"
  • Se possível siga outra máxima ainda melhor "Aula dada, aula estudada e revisada"
  • Comece a rever suas anotações de aula (o quê??? Você não faz anotações de aula???). Faça depois uma leitura mais aprofundada da teoria diretamente no livro/apostila e, se possível, (principalmente nas matérias de Humanas e Biológicas), Faça leituras complementares. Isso é essencial para desenvolver o senso crítico e ler aquela "nota de rodapé" que pode garantir aquele "pontinho matador" na hora da prova.
  • Aumentar o conhecimento é um processo longo e contínuo, da mesma forma que usar aparelho nos dentes. Não se estresse."Devagar e sempre" é melhor do que "acelerado e nunca mais"
                                               ( texto retirado do site vestibulândia.com )

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